Central de Atendimento

FAQ

Instalação
 

Posso instalar meu produto Dako Sozinho? 
Antes de instalar seu novo fogão, consulte o manual de instruções que acompanha o seu produto para avaliar a necessidade de apoio técnico. 

 

*Atenção: Instalar ou usar o produto de forma indevida pode invalidar a garantia do seu produto.

 

Qual é o tipo de gás utilizado no meu novo fogão? 
Os fogões Dako são produzidos para funcionar com gás GLP, dado que esse é o gás mais comum nas residências do Brasil. Caso a sua residência seja abastecida com gás GN, o produto deverá ser convertido antes de ser utilizado. Para solicitar a conversão do gás do produto, entre em contato com a nossa CENTRAL DE RELACIONAMENTO através do 0800 707 1696. A primeira conversão para GN é feita de forma gratuita pelo serviço autorizado Dako dentro do período de 90 dias da garantia legal do produto. Custos relativos a despesas de mão de obra, materiais, peças de adaptações necessárias a preparação do local para instalação do produto, ou seja: rede hidráulica, elétrica, alvenaria, aterramento, entre outros, não são cobertos pela Dako. 

 

O que é o processo de conversão de gás? 
A conversão é o processo realizado pela técnico do posto autorizado que corresponde a troca dos injetores de gás do produto de acordo com o tipo de gás utilizado na residência. Todos os produtos Dako saem de fábrica para GLP (Gás de Botijão).

 
Como saber qual o orçamento para instalação do fogão?
Para a realização de instalação do seu produto Dako, o orçamento é fornecido pelo técnico somente no momento da visita técnica. Nessa visita, o técnico avalia o produto, o local a ser instalado, materiais necessários e disponibilizam um orçamento ao consumidor.  

 
Posso agendar a conversão e a instalação na mesma visita técnica?
Sim! Geralmente, é possível realizar a conversão e instalação na mesma visita.

 

O que está incluso na garantia do meu produto Dako?
Seu produto esta coberto pela garantia de fábrica durante 12 meses a contar da data de emissão da nota fiscal do mesmo. As condições da garantia são: 90 dias de garantia legal e 275 dias de garantia contratual.

 

GARANTIA LEGAL: Todo e qualquer defeito aparente ou de fácil constatação poderá ser reclamado dentro do prazo de 90 dias da data de emissão da nota fiscal ao consumidor final, nos termos da Lei Nº 8708 de 11 de Setembro de 1990. Os serviços de assistência dentro da garantia legal (90 dias) serão prestados gratuitamente nas localidades servidas pelo serviço autorizado Dako. 
 

GARANTIA CONTRATUAL: Garantia de 275 dias. Atendimento necessários mediante a apresentação de nota fiscal de compra juntamente com o certificado de garantia. 
Atenção! Casos que a garantia não cobre. 

- Reposição de vidros, queimadores, espalhadores, trempes e manípulos. 

- Despesas com o transporte de produtos, caso seja necessário sua remoção para reparos no serviço autorizado. Nas localidades onde não exista serviço autorizado da Dako, as despesas decorrentes de deslocamentos de técnicos, transporte e seguro do produto, quando necessário sua remoção para assistência técnica, correrão por conta do usuário. 

- Tanto a garantia legal quanto a garantia contratual não cobrem falhas no funcionamento do fogão decorrentes de falta de limpeza e excessos de resíduos. 

 

Em que situação eu perco a garantia do produto?
Extingue-se a garantia do produto: 

- Quando for utilizado em desacordo com as instruções constantes no manual do produto.

- Sofrer uso indevido, fora dos padrões de razoabilidade e negligencia causada pelo consumidor.

- Sofrer uso abusivo por ter sido ligado a gás indevido, a rede de tensão imprópria ou sujeita a flutuação excessiva.

- Passar por ajustes, modificações ou consertos efetuados por indivíduos ou empresas não credenciadas pela Dako.

- Apresentar sinais de ter sido violado.

- Ações de agentes da natureza, caso acidental, fortuito ou de força maior, além de outra hipóteses previstas no manual de instruções.   

- Utilizações para fins comerciais ou outros, pois foi projetado exclusivamente para uso doméstico.

- Alteração e/ou remoção do número de série ou etiqueta de identificação do fogão.

- Caso haja transformação de gás liquefeito de petróleo (GLP) para outro tipo de gás como NAFTA ou Gás Natural fora das condições citadas acima. Se constatado mau posicionamento dos queimadores, espalhadores e tripla chama ocasionando o derretimento. 

- Problemas relacionados a não adequação das instalações elétricas com a norma, na residência do cliente, não serão cobertas pela garantia. 

 

Existe alguma exigência especial para o local de instalação do meu produto?
O local de instalação do produto deve respeitar as distâncias mínimas em relação aos móveis e paredes adjacentes. Essas informações encontram-se no manual de instruções do produto. Caso seu produto seja um fogão, procure não instalar próximo a portas e janelas que permaneças abertos ou locais com fortes correntes de ar, pois isso pode interferir nas chamas dos queimadores. Siga sempre as instruções do manual que acompanha o produto.

 
Posso ligar meu produto Dako em qualquer tomada? 
Não. Escolha uma tomada exclusiva e em perfeito estado para ligar o seu produto. Também recomendamos a utilização de disjuntores térmicos para a proteção do seu eletrodoméstico. Se o quadro de distribuição de força da sua casa não tiver disjuntores térmicos disponíveis, você vai precisar chamar um eletricista especializado para instalá-los. Nossos produtos possuem plugues de acordo com a norma brasileira, por tanto a tomada também deve ser adequada. Nunca utilize "benjamins ou T" para ligar o produto na tomada. Antes de ligar, verifique no manual de instruções se a tomada ou voltagem é a adequada para o produto. Alguns modelos de fogão devem ter a voltagem da tomada. Lembramos que se deve tomar precauções para que o cabo e plugue não fiquem próximos ao fogo ou calor externo. 

 

Limpeza
 
Qual é a diferença de limpa fácil e auto-limpante? 
Os fornos com LIMPA FÁCIL são feitos com um esmalte de baixa porosidade. Isso evita que a gordura fique grudada a superfície do forno e permite que ela seja removida com mais facilidade. O AUTOLIMPANTE é um esmalte poroso, por isso a gordura que respinga dos alimentos fica grudada nessa superfície e vai evaporando com o próprio calor do forno.   

 
Como limpar a mesa do fogão?
A limpeza da mesa deve ser feita com água, sabão neutro e esponja macia. É importante enxugar a mesa após a limpeza com pano limpo e macio ou papel toalha para evitar que qualquer resíduo da água ou do sabão manche o aço inox ou o vidro. Nunca use palha de aço para limpeza da mesa, ela pode danificar a superfície do material. Evite derramar líquidos ou resíduos de alimento. Se isto ocorrer, limpe assim que a superfície esfriar e não deixe resíduo queimar sobre a mesa pois pode tonar mais difícil a retirada e manchar a mesa permanentemente.   

 

Como devo limpar meu forno?
Se você acabou de utilizar o forno, espere até que ele esteja frio para evitar queimaduras. As paredes do forno são revestidas com esmalte que facilitam a limpeza. Para remover o excesso de gordura, utilize um pano úmido ou uma esponja macia com detergente neutro ou um produto desengordurante. Não utilize esponjas de aço ou saponáceos, objetos pontiagudos ou cortantes nem produtos de limpeza a base de soda cáustica ou silicone. Isso pode causar riscos e manchas no seu eletrodoméstico. Terminou a limpeza? Deixe o forno ligado por uma hora para eliminar a umidade. 

 

Como faço para limpar meu fogão?
 

Em primeiro lugar, você deve desconectar o seu fogão da tomada e fechar o registro de gás. Se você acabou de utilizar o fogão, espere esfriá-lo para evitar queimaduras. Nunca use objetos pontiagudos ou cortantes para a limpeza das peças do seu fogão e caso haja derramamento de qualquer líquido ou alimento dentro do forno, desligue o fogão, espere esfriar e limpe para evitar manchas, entupimento e atração de insetos. No seu fogão branco, você pode utilizar desengordurantes na limpeza, mas se o seu eletrodoméstico for de Inox, recomendamos detergente neutro, água e pano macio. Seque após a limpeza e evite manchas. Não use palha de aço, cloro ou similares para limpar a mesa e as áreas em Inox do seu fogão. A palha de aço deve ser utilizada somente nas grades da mesa (trempes), queimadores (bocas), capas (tampinhas pretas) e o chão móvel do forno. Não mergulhe os queimadores e capas ainda quentes em água fria, pois podem ser danificados pelo choque térmico.

 

 

Utilização
 

Posso utilizar o meu fogão sem retirar a película protetora da mesa inox?
Não. A película de proteção contra riscos deve ser retirada antes do primeiro uso. Após a retirada da película, utilize um pano macio umedecido com removedor para eliminar os resquícios de cola. Em seguida deve-se limpar a mesa com uma esponja macia umedecida com água e sabão neutro. Evite usar água em excesso na espoja ou derramar água sobre o fogão. É importante enxugar a mesa após a limpeza com um pano limpo e macio para evitar qualquer resíduo da água ou do sabão manche o aço inox.

 

Posso utilizar papel alumínio para evitar gordura na mesa do fogão?
Não. É altamente recomendável não utilizar papel alumínio sobre a mesa. O papel alumínio pode manchar a mesa inox, pode entupir as saídas de gás ou ainda desviar o gás dos queimadores. Além de prejudicar o desempenho da chama, existe o risco a sua segurança e de sua família como usuários do fogão. 

 

Qual tipo de panela devo utilizar no meu Top Gourmet Glass de Indução? 
As panelas para utilização na boca de indução são modelos com o fundo plano e fabricado em materiais magnéticos como o aço inoxidável e o ferro fundido. Panelas de vidro, cobre, cerâmica, barro ou alumínio não podem ser utilizadas neste tipo de fogão, portanto, fique atento na hora de comprar suas panelas. 

 

Como usar o grill nos modelos com display digital soft touch?
O Grill funciona apenas quando o forno não estiver funcionando. Não é possível acionar os dois simultaneamente. 

 

Perdi o manual do meu produto. Como consigo um manual novo?
Ligue para nossa centrar de relacionamento através do 0800 601 0370.

 

Peças e Ajustes
 
Posso substituir os pés do fogão? 
Não é aconselhável. Os pés que acompanham os produtos foram desenvolvidos exclusivamente para o seu funcionamento adequado. A substituição pode implicar na estabilidade, comprometendo a funcionalidade do produto.

 

DAKO, VOCÊ AINDA MELHOR